Reflexões sobre Agilidade
Explorando o significado de ágil, agilidade e agilizar
Estes dias estava pensando nestas três palavras e fui pesquisar o significado de cada uma no dicionário.
- Ágil: que se move com facilidade; ligeiro, veloz.
- Agilidade: qualidade de ágil; ligeireza, presteza.
- Agilizar: realizar (alguma coisa) com rapidez; fazer com que fique mais rápido; dar velocidade a: agilizar o processo; agilizaram-se e perderam o caminho. [Figurado] Desembaraçar; fazer ficar vivo ou leve: queria agilizar o processo de realização musical.
Aplicação no cotidiano
Trazendo para nosso dia a dia, escutamos a todo momento: “cultura ágil”, “mindset ágil”, “metodologia ágil”, “vamos disseminar a agilidade”, “transformação ágil”, etc.
Reflexão sobre cultura ágil
A palavra ágil sozinha é o que o dicionário nos mostra, porém quando a conectamos a outras o sentido se torna mais amplo. Se falamos de cultura, pensamos em hábitos adquiridos e que com o passar do tempo classificamos como a marca, a forma como as coisas são encaradas, por um povo por exemplo. Se falamos em cultura ágil, a própria expressão já nos leva a pensar em como uma determinada organização trabalha, o que ela valoriza, qual o seu estilo, quais conceitos coloca em prática e como são suas entregas.
Mudanças constantes e adaptação
Segundo Schwab (2016), “somos testemunhas de mudanças profundas em todos os setores, marcadas pelo surgimento de novos modelos de negócio, pela descontinuidade de outros e pela reformulação da produção, do consumo, dos transportes e dos sistemas logísticos. Na sociedade, há uma mudança de paradigma relacionada ao modo como trabalhamos e nos comunicamos, bem como nas maneiras de nos expressarmos, nos informarmos e nos divertirmos.”
E é tanta informação a todo momento, tudo muda o tempo todo. É sabido que não dá tempo de assimilar tudo. Hoje você implementa uma técnica e logo surge algo novo e lá vai você entender, se atualizar, experimentar. Mudanças são inevitáveis mas precisamos ter claro em nossa mente: quem vai sobreviver a tudo isso? O mais forte, o mais inteligente ou o que melhor se adaptar?
Adaptar-se para sobreviver
Diante de tudo isso, é comprovado pela própria ciência que quem se adapta melhor diante do inevitável, é o que sobrevive.
Conclusão: o verdadeiro sentido de ser ágil
Velocidade e valores ágeis
Pra finalizar, “ser ágil” é ter a visão de velocidade e capacidade e isso envolve praticar valores e princípios ágeis de forma colaborativa.
“Os valores e princípios ágeis defendem um ambiente colaborativo, promovido através da auto-organização de equipes multifuncionais, compostos por pessoas, das mais diversas competências e perfis, em torno e na busca de um objetivo comum e maior. Ambientes ágeis atuam em uma nova dinâmica de autonomia, liberdade com responsabilidade, confiança, transparência, engajamento, inspeção, experimentação, crescimento e melhoria contínua.” — Agile Institute Brazil.