Liderar com o coração: gestão com leveza e consciência
Reflexão de encerramento de dia
Hoje encerro o dia com o coração cheio. Sempre está, é verdade — mas nas minhas leituras e reflexões, acabo encontrando tanta coisa boa que fica impossível não compartilhar com vocês.
O que me move: Gente
Sabe o que me move? Gente.
Estar com pessoas, ouvi-las de verdade, apoiar quando posso, provocar um sorriso que traga leveza pro dia. Dar uma boa gargalhada no meio de uma reunião tensa. Começar o dia com um quebra-gelo criativo e fora da curva.
Por que não?
Porque, sejamos sinceros: um dia chato vira improdutivo. E você chato… fica amargo. O sorriso aformoseia o rosto! Bora ficar bonito/a?
Que tipo de energia você entrega?
Eu escolho entregar o melhor que tenho. Com humor, com verdade, com afeto. Porque acredito que liderar é isso: cuidar de gente, com leveza e consciência.
Você lidera com checklists… ou com o coração?
Somos treinados a organizar tarefas, acompanhar entregas, medir desempenho. Mas nenhuma daily ou planning capta o estado emocional do time.
A liderança precisa ser evolutiva
Frederic Laloux, em Reinventando as Organizações, lembra que as organizações do futuro reconhecem o ser humano integral: razão e emoção, técnica e intuição, produtividade e sentido.
Quando as pessoas podem se apresentar por inteiro no trabalho, nasce um novo nível de performance e colaboração. E sim, dá certo!
O equilíbrio entre técnica e afeto
É possível liderar com técnica e com afeto. Com clareza e com empatia. Com frameworks e com humanidade. Sou fascinada por esse equilíbrio: gerir o trabalho sem esquecer de cuidar das pessoas.
Reflexão final
Eu deixo essa pergunta para reflexão: Você lidera com checklists… ou com o coração?
🌿 Semana abençoada pra você.












