Olá! Que bom estar com você novamente!❣
Primeiramente, gostaria de dizer estou muito feliz pelo alcance das palavras que venho trazendo ao longo destes meses, seja direto em publicações no linkedin ou agora via newsletter.
Sei que não posso mudar o mundo, mas posso fomentar discussões através das reflexões que estão conectadas diretamente ao corporativo e problemáticas da vida.
Mas o assunto de hoje é: Ei, você se sente um malabarista? Deixa eu te contar: Eu me sinto. Tem dias em que acordamos com a mente já carregada de responsabilidades. Uma enxurrada de informações, questões a serem resolvidas, demandas profissionais e pessoais.

Em meio a isso, a imagem que vem à cabeça é a de um malabarista, tentando equilibrar bolinhas no ar, com o medo constante de deixar algo cair.
Você já se perguntou quantos pratos consegue realmente equilibrar ao mesmo tempo? Até onde vai a sua capacidade?
Nosso foco costuma estar em medir o capacidade de uma equipe no trabalho, mas raramente olhamos para a nossa própria capacidade como indivíduos e líderes.
Se eu deixo cair um prato, será que sou um mal profissional? Se esqueço de um compromisso pessoal, sou irresponsável? Onde está o limite entre fazer o possível e deixar a pressão esmagar nossa sensação de competência?
Mas como lidar com Malabarismo Mental e compreender a Importância do Autoconhecimento?
O primeiro passo para lidar com a sobrecarga de responsabilidades é reconhecer nossos próprios limites. No artigo anterior, falei sobre a importância de se conhecer para entender esses limites. O fato é que, como seres humanos, todos nós temos um limite.
Equilibrar muitos pratos ao mesmo tempo não apenas gera estresse, mas pode comprometer a qualidade do que entregamos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.Ok! Recebemos dicas de como lidar com isso, mas ao mesmo tempo é válido olhar o ‘outro lado da moeda’.
Pode ser confuso mas invista tempo nisso também: Será que vale a pena viver assim? Com tantos pratos? Quais são as consequências de tentar manter o equilíbrio o tempo todo?
Às vezes, sentimos que, ao deixar algo cair, estamos falhando, mas na verdade, isso pode ser uma oportunidade para reavaliar nossas prioridades e fazer escolhas mais conscientes sobre o que realmente importa.
Veja o trecho do livro “Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less” de Greg McKeown

“Se você não priorizar a sua vida, alguém mais o fará. Quando tentamos fazer tudo e agradar a todos, acabamos dispersando nossa energia em muitas direções. A chave não está em fazer mais, mas em fazer menos e melhor. Não se trata de equilibrar tudo perfeitamente, mas de escolher o que realmente merece sua atenção.”
McKeown destaca a importância de fazer escolhas intencionais sobre onde colocar o foco. Assim como o malabarista precisa decidir qual prato é o mais importante no momento, nós também precisamos entender quais responsabilidades podem ser deixadas de lado, sem culpa, para garantir que estamos dedicando nossa energia às coisas que realmente importam.
Sim, eu sei! O mundo em que vivemos está um pouco caótico! E essa quantidade de informações a todo momento?!
Pensando nisso, deixo aqui pra você 5 dicas baseadas no Management 3.0 para equilibrar seus pratos:
No Management 3.0, um dos princípios fundamentais é a gestão de sistemas complexos e a importância de equilibrar múltiplas demandas de maneira inteligente.
Aqui estão 5 dicas baseadas nesses princípios para ajudar você a equilibrar melhor os pratos na vida e no trabalho:
- 1. Defina Prioridades Claras (Moving Motivators) 😎
Entenda o que é realmente importante: Utilize a técnica dos Moving Motivators para identificar suas principais motivações. Avalie quais áreas da sua vida e do seu trabalho são essenciais e concentre-se nelas. Saber onde está sua energia permite que você escolha conscientemente quais “pratos” merecem mais atenção.
2. Delegue com Responsabilidade (Delegation Poker) 👩Quando você lidera muitas pessoas, é fundamental aprender a delegar de maneira eficaz. O Management 3.0 traz o Delegation Poker como ferramenta para delegar tarefas com responsabilidade e de forma transparente. Isso garante que você não precise segurar todos os pratos sozinho.
3. Estabeleça Limites Pessoais e Profissionais (Work-Life Balance) 👍Reconheça que equilibrar vida pessoal e trabalho não é fácil, mas é necessário. Estabeleça limites para quando e onde você vai dedicar sua energia. Por exemplo, separe blocos de tempo para compromissos pessoais e respeite-os da mesma forma que faria com uma reunião importante.
4. Promova a Autonomia nas Equipes (Empowerment)👊Líderes que empoderam suas equipes a tomar decisões autônomas conseguem liberar espaço mental e emocional para focar em áreas mais estratégicas. No Management 3.0, promover a autonomia nas equipes reduz a sobrecarga individual do líder e melhora o desempenho da equipe como um todo.
5. Implemente Feedback Contínuo (Feedback Loops) 💥Assim como em projetos ágeis, ter ciclos curtos de feedback pessoal e profissional ajuda você a ajustar o equilíbrio dos pratos continuamente. Reavalie suas responsabilidades com frequência, ajustando suas prioridades conforme necessário, para não acumular stress desnecessário.Pois é …Equilibrar muitos pratos na vida é desafiador, mas o verdadeiro aprendizado vem quando aceitamos que não podemos segurar todos eles o tempo todo. O autoconhecimento e a gestão consciente das prioridades são essenciais para garantir que os pratos mais importantes fiquem em pé. Além disso, técnicas de gestão, como as sugeridas pelo Management 3.0, podem ajudar a liderar com mais clareza e eficiência, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Ao final do dia, o que importa é: quais pratos realmente importam para você?
Até a próxima!